Logo 45 anos final

Dezembro, festas de final de ano: época de comemorações e mais atenção.

Estamos em dezembro. Uma época que traz mais alegria, confraternizações e comemorações.  É chegado o Natal.

A essência deste tempo conta com mais tolerância e colaboração. A iniciativa de cumprimentar o outro, os encontros, a confraternização aflora de forma graduada.

E por que isso?

As festas de final de ano, trazem na sua mensagem, alegria, paz, encontros, presentes e gestos de carinho e votos de melhoras para todos. Em tempos assim, para o síndico, fica mais fácil gerenciar o condomínio, porém, ele deve ficar atento a algumas situações como o aumento de visitantes e das crianças que estão em férias.

Neste artigo vamos dar algumas sugestões em quais pontos ele deve verificar e redobrar os cuidados.

Aluguel de apartamentos

Se porventura, o condomínio tiver locação de temporadas, esse tempo é favorável para revisar ou renovar algumas regras tipo:

  • limitação de moradores;
  • protocolar a entrega do regimento interno;
  • controle mais rígido de identificação das pessoas que adentram ao prédio e dos carros na garagem;

Uso das áreas comuns

Reforce os horários dos usos das áreas comuns, quadras, playgrounds e piscinas. Haverá restrições para o uso dos visitantes? Nos dias de festas os convidados poderão “passear” pelo prédio? As crianças convidadas poderão usar o playground?

Cuidados com as decorações e ornamentações

Cuidado com as instalações de decorações de Natal como pisca-pisca, mangueiras de luz, bonecos do Papai Noel, renas etc.

  • não bloqueie as saídas de emergência;
  • não coloque peças próximas a extintores de incêndio;
  • proteja bem os fios e cabos, evitando proximidade com locais úmidos ou que acumulem água;
  • coloque placas de avisos de “cuidado”, “não se aproxime”;
  • observe se alguma ornamentação está danificando qualquer tipo de planta;
  • compre material sempre de boa qualidade com procedência e certificados de controle de qualidade;

De olho nos gastos

Normalmente os gastos com decorações natalinas já estão inclusos no orçamento anual. Caso não esteja, reaproveite o que foi usado no ano passado.

Se ainda não for o suficiente, sugira um rateio para o condomínio ficar mais bem decorado.

Uma outra ideia é convidar as crianças para ajudar na decoração e ornamentação. A ajuda de adultos voluntários, pais, avós, irá tornar o clima mais descontraído e alegre. Os adultos podem acompanhar, orientar, enquanto compartilham suas próprias experiências de natal. Objetos simples como bolinhas de isopor, copos plásticos, tesouras, adesivos coloridos.  A criatividade vai rolar solta e todos vão se divertir e sempre pode ter mais de um morador com aquele dom especial de ensinar, e tornar atrativos e originais os enfeites.

A preparação de panetones caseiros, bombons e mesmo pães natalinos podem completar uma mesa de encontros entre vizinhos e ampliar a família.

O que melhorar na segurança?

Conforme dissemos no começo, a movimentação de pessoas aumenta, assim como uma maior agitação por parte da criançada.

Nas garagens, verificar se todos os carros que entram estão com seus respectivos proprietários e na portaria, ter identificação de todos os que adentram ao condomínio, principalmente entregadores e terceirizados.

E a lista prévia de convidados para o Natal ou reunião de final de ano, é fundamental.

Veja se o circuito de CFTV está funcionando 100%, pois  na hipótese de algum incidente ele será muito útil nos esclarecimentos.

E, para contar com uma ajuda integral, faça uma comunicação aos moradores para todos ficarem atentos a movimentos estranhos de pessoas e, no caso de alguma suspeita, avisar imediatamente a portaria.

E assim é o espírito, com festas, alegrias, compartilhamento de gentilezas e prudência.

Todos nós, da Convicta, desejamos a você, síndico, condôminos, colaboradores e clientes, um Feliz Natal com muitas alegrias e confraternizações.

Aproveitem suas festas e comemorações com muita paz, abraços e sorrisos.

EMPRESAS AMIGAS

Abril de 2021 - Todos Direitos reservados a Convicta Imóveis