Estamos em dezembro. Uma época que traz mais alegria, confraternizações e comemorações. É chegado o Natal.
A essência deste tempo conta com mais tolerância e colaboração. A iniciativa de cumprimentar o outro, os encontros, a confraternização aflora de forma graduada.
E por que isso?
As festas de final de ano, trazem na sua mensagem, alegria, paz, encontros, presentes e gestos de carinho e votos de melhoras para todos. Em tempos assim, para o síndico, fica mais fácil gerenciar o condomínio, porém, ele deve ficar atento a algumas situações como o aumento de visitantes e das crianças que estão em férias.
Neste artigo vamos dar algumas sugestões em quais pontos ele deve verificar e redobrar os cuidados.
Aluguel de apartamentos
Se porventura, o condomínio tiver locação de temporadas, esse tempo é favorável para revisar ou renovar algumas regras tipo:
- limitação de moradores;
- protocolar a entrega do regimento interno;
- controle mais rígido de identificação das pessoas que adentram ao prédio e dos carros na garagem;
Uso das áreas comuns
Reforce os horários dos usos das áreas comuns, quadras, playgrounds e piscinas. Haverá restrições para o uso dos visitantes? Nos dias de festas os convidados poderão “passear” pelo prédio? As crianças convidadas poderão usar o playground?
Cuidados com as decorações e ornamentações
Cuidado com as instalações de decorações de Natal como pisca-pisca, mangueiras de luz, bonecos do Papai Noel, renas etc.
- não bloqueie as saídas de emergência;
- não coloque peças próximas a extintores de incêndio;
- proteja bem os fios e cabos, evitando proximidade com locais úmidos ou que acumulem água;
- coloque placas de avisos de “cuidado”, “não se aproxime”;
- observe se alguma ornamentação está danificando qualquer tipo de planta;
- compre material sempre de boa qualidade com procedência e certificados de controle de qualidade;
De olho nos gastos
Normalmente os gastos com decorações natalinas já estão inclusos no orçamento anual. Caso não esteja, reaproveite o que foi usado no ano passado.
Se ainda não for o suficiente, sugira um rateio para o condomínio ficar mais bem decorado.
Uma outra ideia é convidar as crianças para ajudar na decoração e ornamentação. A ajuda de adultos voluntários, pais, avós, irá tornar o clima mais descontraído e alegre. Os adultos podem acompanhar, orientar, enquanto compartilham suas próprias experiências de natal. Objetos simples como bolinhas de isopor, copos plásticos, tesouras, adesivos coloridos. A criatividade vai rolar solta e todos vão se divertir e sempre pode ter mais de um morador com aquele dom especial de ensinar, e tornar atrativos e originais os enfeites.
A preparação de panetones caseiros, bombons e mesmo pães natalinos podem completar uma mesa de encontros entre vizinhos e ampliar a família.
O que melhorar na segurança?
Conforme dissemos no começo, a movimentação de pessoas aumenta, assim como uma maior agitação por parte da criançada.
Nas garagens, verificar se todos os carros que entram estão com seus respectivos proprietários e na portaria, ter identificação de todos os que adentram ao condomínio, principalmente entregadores e terceirizados.
E a lista prévia de convidados para o Natal ou reunião de final de ano, é fundamental.
Veja se o circuito de CFTV está funcionando 100%, pois na hipótese de algum incidente ele será muito útil nos esclarecimentos.
E, para contar com uma ajuda integral, faça uma comunicação aos moradores para todos ficarem atentos a movimentos estranhos de pessoas e, no caso de alguma suspeita, avisar imediatamente a portaria.
E assim é o espírito, com festas, alegrias, compartilhamento de gentilezas e prudência.
Todos nós, da Convicta, desejamos a você, síndico, condôminos, colaboradores e clientes, um Feliz Natal com muitas alegrias e confraternizações.
Aproveitem suas festas e comemorações com muita paz, abraços e sorrisos.